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Porque treinar e ficar mais forte ?

Porque treinar e ficar mais forte ?

 

O Conceito de Força Muscular 

Força Muscular ;
*Segundo Kraemer e Hakkinen (2004), força muscular pode ser definida como quantidade de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode gerar dentro de um padrão específico e com determinada velocidade de movimento. 
*Treinamento de força: São exercícios realizados contra resistências graduáveis, e são os mais eficientes para aumentar a capacidade contrátil e o volume dos músculos esqueléticos (Santarém, 1999).

Saude : 
*Saúde não é só a ausência de doenças. É a ação integrada dos mecanismos biológicos, psicológicos, espirituais e sociais. (Nieman, 1999).

Porque ficar mais forte ?

O treinamento de força está diretamente indicado para todas as diferentes categorias de pessoas, levando em consideração os princípios da individualidade biológica para a prescrição do treino a ser executado.
    Muitas pessoas, principalmente leigos, associam o treinamento de força com a estética ou seja, praticam esta atividade com um único intuito : A busca do corpo perfeito. Mas sabemos que este tipo de atividade vai muito além disto, por exemplo, com o passar dos anos o indivíduo que não treina força tem o seu percentual de massa magra bastante reduzido, corre o riso de sofrer atrofia de alguns músculos, tem sua densidade óssea reduzida a ponto de causar patologias referentes ao esqueleto, além de encontrar dificuldade em realizar tarefas do cotidiano,  como sentar , levantar, puxar e empurrar Vamos neste artigo procurar de forma abrangente relatar todos os benefícios desta poderosa ferramenta de promoção de saúde.

    O treinamento de força (TF) bem como a atividade física em geral influi não somente na questão de saúde biológica, mas também no fator psicológico. Todo o TF quando bem orientado beneficia de modo muito abrangente a saúde do ser humano, dentre esses esse benefícios poderíamos citar.
1. Promoção de estímulos para qualidades de aptidão física, como: A)Força: A capacidade de contração dos músculos é conhecidamente estimulada pelo TF. B)Destreza: Como toda atividade física praticada de forma contínua o TF estimula a coordenação neuro-muscular, aumentando a consciência corporal do praticante. C)Velocidade: A velocidade de contração dos músculos é muito influenciada pela genética. O TF não afeta de forma negativa a velocidade da contração muscular, pelo contrário um grupo muscular treinado pode aumentar significativamente a capacidade de aceleração. D)Flexibilidade: Diversos estudos realizados sobre o TF na flexibilidade demonstraram este tipo de treinamento trabalha diretamente na manutenção da flexibilidade e que em alguns casos promove o aumento da mesma. E)Potência: Assim como no caso da força a potência é um dos pontos mais estimulados nos praticantes do TF. Resistência anaeróbia: O treinamento com pesos estimula a capacidade de prolongar esforços de alta intensidade. F)Resistência aeróbia: Muito se afirmou que este tipo de treinamento não estimulava a resistência aeróbia, no entanto contatou-se que corredores e ciclistas melhoraram seu desempenho em provas de fundo na ordem de 11 a 13% apenas com a inclusão de treinamento com peso (Santarém, 1999). G)Melhoria do sistema osteoarticular: Densidade óssea: O TF é o exercício mais indicado para o aumento da massa óssea, pessoas treinadas com peso chegam a apresentar densidade óssea cerca de 40% maior do que pessoas sedentárias. Tendões e ligamentos: Tendões e ligamentos ficam mais resistente com o TF. Devido ao aumento da massa muscular através do TF, as cápsulas articulares também ficam mais protegidas, o que diminui o índice de lesões 
2. Diminuição do tecido adiposo: Como qualquer tipo de atividade física, o TF contribui para a diminuição do tecido adiposo , pois aumenta o gasto calórico diário.
3. Aumento da massa magra : Com o passar dos anos ser humano tende a perder massa muscular, como treinamento de força é possível inverter este processo.
4. Melhoria no funcionamento do coração: O TF melhora a função contrátil do coração. Apesar de ocorrer a hipertrofia das paredes ventriculares, a anatomia e as funções não sofrem nenhuma espécie de alteração.
5. Diminuição da pressão arterial : A pressão arterial das pessoas treinadas com pesos tendem a redução.
6. Diminuição do colesterol e triglicerídeos: Com o TF os níveis de triglicerídeos e LDL-Colesterol tendem a diminuir.
7. Prevenção de doenças: Os riscos de doenças como obesidade, aterosclerose, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose são menores com a prática do (TF).
8. Melhoria da postura : Aliado com exercícios de flexibilidade o TF poderá melhorar a postura do praticante, desde que orientado de forma correta.
9. Diminuição de dores musculares localizadas : Como existe aumento da força através deste tipo de treinamento, o excesso de esforço para realização de tarefas do cotidiano diminui, bem como as dores musculares causadas por esses esforços.
10. Benefícios psicológicos : Como qualquer outra atividade física, o TF traz uma série de benefícios psicológicos, como o aumento da auto-estima, melhor estado de humor. 
    Todos as pessoas que treinam força trazem para si estes benefícios, mas é importante salientar que Treinamento de Força é algo complexo e que só poderá ser orientado por profissionais com o conhecimento necessário adquirido na Graduação em Educação Física.

Então porque treinar força? 
Para uma melhora na saúde geral ,física psicológica. Uma melhora para a vida toda !

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