[ editar artigo]

Determinando a Carga Ótima no Agachamento com Salto, usando a Velocidade Média Propulsiva.

Determinando a Carga Ótima no Agachamento com Salto, usando a Velocidade Média Propulsiva.

O agachamento com salto (SJ) - Squat Jump, é um dos exercícios mais utilizados para aprimorar a potência de MMII, o que influencia diretamente no desempenho esportivo. No entanto, a determinação tradicional de carga de trabalho específica na qual a produção de energia é máximizada (carga ótima) é trabalhosa para se obter e requer testes máximos de uma repetição. Portanto o objetivo desse estudo foi verificar se atletas de elite de diferentes esportes, produziriam o máximo valores médios de potência propulsora em uma faixa estreita de velocidades propulsivas médias, resultante então em alturas de saltos semelhantes. Cento e nove atletas de elite de vários esportes individuais e de equipes, passaram por repetições na velocidade máxima com cargas progressivas, iniciando em 40% da massa corporal com incrementos de 10% para determinar a potência ideal individual. Os resultados indicaram que independentemente da modalidade esportiva, a média propulsora ideal dos atletas foi alcançada a uma velocidade propulsiva média próxima a 1,0 m.s - 1 (1,01 +- 0,07 m.s-1), e a uma altura de salto próxima de 20 cm (20,47 +-1,42 cm). Os dados foram dispersos por pouco em torno desses valores. Portanto, a carga ótima para o exercício de agachamento com salto, pode ser determinada simplesmente por meio da determinação da velocidade propulsiva média, ou da altura do salto em configurações de treinamento/teste, permitindo que seja implementado rapidamente no treinamento de força/ potência. Concluindo: Medir a potência máxima é uma prática comum na ciência do esporte. Pesquisadores e treinadores geralmente usam cargas ótimas para avaliar e treinar sujeitos bem treinados e atletas de elite, afim de melhoras a performance. As conclusões desse estudo reduzem substancialmente o tempo necessário para testar a MPP em atletas de elite e estão de acordo com a recentes solicitações de investigações sobre ciência do esporte, visando métodos valiosos mais simples e que economizem tempo, afim de preencher a lacuna entre ciência e prática. É importante ressaltar que à partir desse momento, é possível determinar as zonas ótimas de treinamento ideais, mesmo na ausência de dispositivos cinemáticos, ou seja, codificadores lineares. Determinando a carga ótima do agachamento com salto, usando a altura do SJ. Essa nova abordagem pode fornecer uma maneira rápida e confiável de medir, monitorar e treinar atletas de alto nível e sujeitos treinados na capacidade força. 

 

REFERÊNCIA: 

Loturco I. et al. Determinante the Optimus Power Load in Jump Squat Using the Megan Propulsive Velocity.  PLoS ONE 10(10): e0140102. doi: 10.1371/journal.pone.0140102 US

CORE 360 PRO
Michael De Paula
Michael De Paula Seguir

Treinador CORE 360°, Pós Graduado em Docência no Ensino, especialista em Avaliação Física Funcional e técnicas de Liberação Miofascial pela Cinética escola do Movimento, Pós Graduando em Treinamento Desportivo (FMU) e Fisiologia do Exercício (UniBF).

Ler conteúdo completo
Indicados para você